desde 2008 ajudando milhares de brasileiros a viver na Australia

Transporte Público em Brisbane - QLD

Transporte Público em Brisbane e QLD

Se você vem de uma cidade grande no Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte entre outras, deve estar acostumado com o caos no transito dessas cidades. Brisbane, a capital do maior estado da Austrália (Queensland) sofre pouco com esse problema.

É evidente que na hora do rush, você vê um certo tráfego com muitos carros no centro da cidade, rumo aos bairros. Mas as coisas em Brisbane funcionam de forma mais organizada. Existem três opções de transporte público: ônibus, trem e os ferries (Citycat ou CityFerry)(barcos que percorrem boa parte do Rio Brisbane. O citycat é um caso a parte pois além de ser um eficiente meio de transporte, é também uma boa maneira de conhecer  alguns bairros da cidade e aproveitar a vista maravilhosa que terá ao seu redor).

A empresa que cuida do transporte público em Brisbane é a Translink.
Você pode verificar qual a melhor rota, tabelas de horários e preços neste link:
 
 
No site, destaque para o Jorney Planner, uma ferramenta que você coloca o endereço de partida e destino e ela lhe dá as melhores opções para chegar no destino. Muito útil !
 
O pagamento mais usado nos transportes é pelo cartão recarregável Go Card. Você encosta o cartão no leitor ao entrar e sair do transporte e será debitado o valor correspondente à sua viagem. Você pode também comprar tickets com dinheiro dentros dos transportes (exceção do trem, que é comprado em guichê), mas sai mais caro do que usar o Go Card.
Alguns cursos técnicos em Queensland lhe dão o direito de 50% de desconto nas tarifas de transporte. Curso de Inglês não oferece este 
direito. O Go Card Concession (cor verde, o normal é azul), que dá direito a tarifa de estudante.